quinta-feira, 21 de julho de 2011

Quero construir sem agredir: por onde começo?

Muito se fala de sustentabilidade, soluções sustentáveis, reduções do consumo de água, luz, gás, etc. mas, se vou construir minha casa e não sou propriamente abastado, por onde começar, no que investir para realmente poder dizer "minha casa é sustentável"?

Cada caso é um caso, mas de início, sugiro a implantação de um sistema de captação de água das chuvas. Mas precisamos tomar (muito) cuidado com a utilização dessa água. Se adaptarmos esta água para descarga em vasos sanitários, poderemos dispor delas logo após a captação, mas se houver alguma mínima chance de contato (se forem utilizadas para rega ou lavagem de calçadas, por exemplo) as águas colhidas deverão passar por um sistema de decantação,  filtragem e armanezamento antes da utilização final. O modelo abaixo descrito faz parte do Projeto Casa Efiiciente, uma parceria da ELETROSUL, ELETROBRAS E UFSC que visa divulgar técnicas inovadoras de eficiência energética e conforto ambiental


Depois, perder um tempo estudando a insolação e como posso tomar melhor proveito disso (se estou numa região muito quente, projetando áreas de sombreamento, principalmente no sol da tarde. Se estou numa região fria, aproveitando cada raio de sol para aquecer meu ambiente). 

Depois ainda, se em minha região venta muito, posso dispor de turbinas eólicas de eixo vertical, que tem-se desenvolvido enormemente nos últimos anos e seu preço vem caindo vertiginosamente. 

Recomendo, novamente, uma consulta detalhada no site do Projeto Casa Eficiente, especificamente no detalhamento do projeto, que traz todo o escopo e as soluções apresentadas.

A tecnologia existente é extraordinária e abre um leque praticamente infindável de soluções "eco-friendly", sendo necessário uma análise minuciosa da relação custo-benefício da implantação de cada uma.