sábado, 3 de setembro de 2011

Uso da energia solar

A cada dia que passa, cada vez mais desenvolve-se técnicas de aproveitamento da energia solar, essa fonte inesgotável de energia pura.

Desde os precursores aquecedores de água ( que praticamente tornou-se ítem básico em qualquer construção, dos mais modernos e requintados projetos aos mais humildes e populares conjuntos habitacionais. Aliás, tanto o governo federal quanto a maioria dos agentes financeiros dispõem de linhas de crédito e programas especiais para quem deseja aderir a esta tecnologia) aos modernos geradores de energia solar capaz de abastecer cidades de pequeno e médio porte, já em funcionamento ou em implantação em vários países, estando mais avançados nos Estados Unidos, Espanha, Austrália, Israel e Brasil ( a primeira usina comercial entrou em produção contínua este mês, em Tauá,no Ceará, pertencente do grupo EBX,, de Eike Batista. A MPX, empresa criada para gerir o projeto, será capaz de produzir, inicialmente, 1MW. veja mais informações em http://g1.globo.com/ceara/noticia/2011/08/ceara-ganha-primeira-usina-comercial-de-energia-solar-do-brasil.html).

Os avanços tecnológicos nos últimos anos,  nesse campo, foram imensos, gerando tecnologia melhor e principalmente, barateando e tornando o uso destas mais próximos da realidade.

Há vários tipos de geração de energia através dos recursos solares. Podemos gerar eletricidade através do aquecimento, gerando vapor para acionamento de turbinas (uma das maiores usinas do mundo fica no deserto de Mojave, nos EUA, utiliza este princípio) ou utilizar placas fotovoltaicas (como no caso da usina brasileira MPX) ou ainda, concentrando os raios solares em um único ponto gerador, que através de reações químicas podem gerar energia a custos economicamente viável.


Os estudos deste tipo de geração de energia foram iniciados pela equipe do instituto Paul Scherrer, na Suíça e implantado experimentalmente em Israel. De maneira simplória, a concentração dos raios solares produzem a redução do óxido de zinco, gerando zinco puro, uma forma de armazenamento química da energia.

Em pouco tempo, as plantas energéticas limpas passarão a dominar e revolucionar a matriz energética tradicional.

Fontes: Inovação Tecnológica - http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010115050627; WebMais - http://webmais.com/nova-geracao-de-usinas-solares-movidas-a-calor-e-nao-a-luz/

Nenhum comentário:

Postar um comentário