BREEAM - A terra da Rainha manda seu recado...
Prosseguindo com nossa análise das principais ferramentas de análise e certificação sustentáveis, falamos hoje do BREEAM (Building Research Estabilishment Environmental Assessment Method, ou Método de Avaliação Ambiental da Fundação de Pesquisas de Edificações), entidade já quase centenária que se dedica ao estudo e classificação de novos produtos e sistemas construtivos na Comunidade Britânica. O BREEAM pode ser considerado o precursor de todos, pois existe desde 1990 e conta com mais de 1 milhão de empreendimentos cadastrados.A consultoria é independente e se especializou em pesquisar e testar processos e produtos que busquem o desenvolvimento de edificações mais eficientes com redução do impacto ambiental, malhoria nas funcionalidades e maior satisfação dos usuários.
Como Funciona: O BREEAM cobre nove categorias:
- Saúde e bem estar;
- Energia;
- Transporte;
- Água;
- Gerenciamento;
- Materiais;
- Resíduos;
-Uso da terra e ecologia;
- Poluição.
Para cada categoria há 14 subítens e, de acordo com as configurações de cada um destes, é dado uma "nota". A pontuação mínima é 30, e os conceitos variam de acordo com o resultado alcançado, entre "Pass", "Good", "Very Good", "Excellent" e "Outstanding".
A certificação leva em conta, em todos os seus ítens, o impacto do empreendimento ao longo da vida útil e tem alguns diferenciais muito interessantes, como a valorização e o estímulo ao reuso ou a descontaminação do terreno.
Uma das características mais destacadas é o equilíbrio entre os ítens. No BREEAM, é necessário pontuar proporcionalmente bem em todos os quesitos, diferentemente do LEED, onde se pode aumentar os pontos em um ítem e simplesmente descartar outros...Outra característica do BREEAM é procurar adaptar-se às realidades ecológicas e de desenvolvimento de cada região em que atua.
A adesão à certificação é voluntária, mas no Reino Unido há alguns incentivos. Vale lembrar que o governo inglês utilizou-o como base para a elaboração do seu famoso "Code for Sustainable Homes" (código de casas sustentáveis). Alíás, sugiro este Code como leitura obrigatória para quem queira se aprofundar no tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário