Esse tema faz, com a sustentabilidade, o conforto ambiental e normas de desempenho o modismo do momento, tendo suas bases e abrangências muito profundas, afinal, foca o ambiente naqueles que vão habitar o que foi projetado. Nossas habilidades são diferentes a cada fase da vida e projetar um ambiente que respeite e inclua essas diferenças é um dos desafios do Desenho Universal.
"Há 7 princípios do Desenho Universal:
- Utilização equitativa: pode ser utilizado por qualquer grupo de utilizadores;
- Flexibilidade de utilização: Engloba uma gama extensa de preferências e capacidades individuais;
- Utilização simples e intuitiva: fácil de compreender, independentemente da experiência do utilizador, dos seus conhecimentos, aptidões linguísticas ou nível de concentração;
- Informação perceptível: Fornece eficazmente ao utilizador a informação necessária, qualquer que sejam as condições ambientais/físicas existentes ou as capacidades sensoriais do utilizador;
- Tolerância ao erro: minimiza riscos e consequências negativas decorrentes de ações acidentais ou involuntárias;
- Esforço físico mínimo: pode ser utilizado de forma eficaz e confortável com um mínimo de fadiga;
- Dimensão e espaço de abordagem e de utilização: Espaço e dimensão adequada para a abordagem, manuseamento e utilização, independentemente da estatura, mobilidade ou postura do utilizador.
O Desenho para Todos (= Desenho Universal) assume-se, assim, como instrumento privilegiado para a concretização da acessibilidade e, por extensão, de promoção da inclusão social." (cfme. INR - Instituto Nacional para Reabilitação - http://www.inr.pt/content/1/5/desenho-universal)
Cabe registrar dois sites interessantes para consulta, a primeira, a cartilha da RINAM (http://www.rinam.com.br/files/REFERENCIAS_DesenhoUniversalumconceitoparatodos.pdf) "Desenho Universal, um conceito para todos", uma realização de Mara Gabrilli, deputada federal por São Paulo, tetraplégica em 1994 após envolver-se em acidente de trânsito. (Nota: em 2005 assumiu a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SEPED) da cidade de São Paulo e realizou diversos trabalhos inovadores e relevantes.)
O outro trabalho digno de nota é o manual "Desenho Universal - Habitação de Interesse Social", (http://www.habitacao.sp.gov.br/download/manuais-e-cadernos/manual-desenho-universal.pdf) da CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, do governo do estado de SP.
Lógico que não tenho a pretensão de esgotar o assunto, mesmo porque não conheço o tema nem tão a fundo quanto gostaria, mas dar uma luz para iniciar uma caminhada...
Por enquanto é só, pessoal
Eu entendi o que é desenho universal!
ResponderExcluirMuito bem escrito, parabéns!